Age of Empires III

Use este tópico para marcar partidas e jogatinas, bem como para relatar partidas acontecidas.
Regras do Fórum
Para facilitar o uso deste tópico pelos interessados, siga uma regra simples: coloque claramente no título do tópico o jogo proposto, a data e a cidade. Mais detalhes devem aparecer na mensagem --- por exemplo horário, local, acertos quanto a comes e bebes, quantidade de participantes, etc.

Para ser notificado quando uma partida for aberta neste forum, clique na opção "Acompanhar forum", disponível no pé da página inicial do forum.

Age of Empires III

Mensagempor Stormcrow » 08 Fev 2010, 15:37

Aqui em Brasília há um grupo de aficcionados que jogam este jogo com uma certa regularidade. Então já joguei muitas partidas e posso atestar que a grande beleza desse jogo é exatamente a flexibilidade e variabilidade. Essas qualidades é que tornam o jogo difícil de enjoar e partir pra novas descobertas (pun intended).

Obviamente o jogo possui várias estratégias vencedoras, mas nenhuma delas consegue sobressair-se. A sorte constitui um papel importante, mas não é quem define o resultado do jogo. Isto torna este jogo de controle de tarefas e recursos interdependentes bastante divertido e competitivo.

Este último final de semana jogamos uma partida incomum com 5 jogadores.
Sorteio da iniciativa e pra variar eu fico em último. Nada contra pois o jogo balanceia a ordem de iniciativa premiando os últimos com mais dinheiro. Todos os jogadores começaram procurando comprar um Capitol Building, então parti para o navio e trading goods para fortelecer minha economia.
Um dos jogadores partiu para uma estratégia de acumular dinheiro, trading goods e Merchant logo no começo e comprou o Building que dá $5 por turno. Isto tornou as coisas interessantes para mim, pois os outros 3 jogadores ficaram debilitados monetariamente e não poderíam comprar buildings no 2º turno. Então não precisei me preocupar com iniciativa, continuando em último, sabendo que isto deixaria os outros 3 jogadores ainda mais debilitados.
Foi isto que tornou este jogo atípico. Normalmente não se planeja uma estratégia antes da segunda fase do jogo, a partir 4º turno, mas neste primeiro turno eu vi uma brecha que me permitiu planejar o jogo já no início. Eu parti para acumular trading goods, Merchant Ships, tirar Merchants dos outros jogadores além de comprar o building Trade Routes (Um Merchant a mais todo o turno). Fui premiado com o Privateers, que roubam dinheiro de todos os outros jogadores a proporção de 1$ para cada Merchant Ship que possui (Gotta love'em Pirates!). Já no 4º turno eu tinha 2 navios.
Isto forçou os jogadores a uma pindaíba que nunca tinha visto nesse jogo. O jogador que concentrou-se em acumular dinheiro era o único além de mim que podia comprar Buildings na terceira fase, quando os capitol building costumam definir o jogo. Os outros 3 jogadores partiram para descobertas e conquista do Novo Mundo que eu praticamente deixei de lado. Como tinha muito dinheiro, acumulei vários buidings na terceira e última fase.

Quando foram contabilizar os pontos eu, que não fiz sequer nenhum ponto ao final da 1º fase, continuei em último ao final da segunda fase, consegui fazer 88 pontos de vitória na terceira e última fase, me fazendo obter a liderança com folga. Eu atingi o absurdo de ter 6 navios, uma verdadeira esquadra, que me valeu 30 pontos graças ao Building Navy.

Realmente este foi um jogo bastante atípico.

Mas o que achei interessante é que o jogador que partiu para uma estratégia válida de acumular moedas para que, com o famigerado Wealth na terceira fase, acumulasse muitos pontos de vitória, acabou por sacramentar minha estratégia e debilitar os outros jogadores. Isto forçou estes jogadores a procurarem outras estratégias e digladiarem entre si.

Age é muito divertido e está angariando novos adeptos a cada jogatina.
--
"To absent friends, lost loves, old gods, and the season of mists; and may each and everyone of us always give the devil his due."
Jim Pascoe
Stormcrow
Sargento
Sargento

Data de registro: 20 Out 2009, 17:34

Retornar para Partidas